CONSULTORES AUTÊNTICOS VENDEM MAIS

Consultores autênticos vendem mais

Em tempos em que há uma intensificação do uso de ferramentas e meios digitais para a divulgação, venda e atendimento ao cliente, muitos podem tomar como certo que a regra do momento é ter tudo virtual, automatizado, impessoal, distante e barato, independentemente do que você faça profissionalmente. O “100% digital” é apenas um modelo de negócio, com certeza adequado a algumas indústrias e estratégias de posicionamento, entre várias outras formas de atuar que estão presentes no mercado. Entre o “100% digital” e o “100% analógico” existem importantes variações, uma vez que também temos diferentes tipos de mercado, nichos, estruturas organizacionais, competências (do proprietário ou sócios), necessidades dos clientes, personalização e intimidade na entrega etc.

Para uma grande quantidade de profissionais, que atuam de maneira autônoma ou com uma estrutura pequena, como consultores, coaches, mentores, head hunters e outras formas de atuação, a conexão com o cliente final pode ser a chave que irá impedir que o cliente migre para um concorrente.

Um dos caminhos para aumentar a conexão com clientes é compartilhar a sua autenticidade, mostrando não só o que é comprovadamente competente, mas também as próprias vulnerabilidades, isso obviamente na hora certa, no momento correto, com as pessoas apropriadas e em harmonia com o mundo ao redor. Um cuidado é não mostrar as fragilidades e erros do passado como uma vítima do mundo, mas como uma pessoa madura, bem resolvida, que se valoriza e tem clara consciência de suas qualidades e limitações.

Para expor as vulnerabilidades é necessário coragem.

Um dos caminhos para o exercício pleno da autenticidade é a busca ininterrupta pelo autoconhecimento, autoaceitação e apreço por quem é, nas diversas dimensões em que uma pessoa pode se analisar e conhecer. Não podemos esquecer também a importância da busca contínua pelo autodesenvolvimento e aprimoramento do autogerenciamento.

Pessoas que não são autênticas podem ter dificuldade de sustentar a imagem desejada o tempo todo e em todos os lugares que frequenta. Podem passar a impressão de que estão sempre alertas ou representando um papel, não deixando que outros se aproximem, mostrando desconforto ou se esquivando de perguntas que poderiam fazer com que a máscara caísse. Relacionamentos imprevisíveis trazem insegurança.

Uma precondição para uma conexão verdadeira e duradoura é que haja confiança entre as partes.

Ao analisar uma relação profissional, para que não haja expectativas frustradas, é importante separar aquelas que existem por afinidades pessoais daquelas que contêm apenas um interesse financeiro, por exemplo.

Relações comerciais onde não haja conexão e confiança contribuirão para que o cliente acredite que os produtos ou soluções são iguais e, em razão disso, ele irá possivelmente optar pelo mais barato. Querer vender algo pedindo ao cliente uma reunião, seja esta por telefone, meio virtual ou presencial, sem antes ter um vínculo de credibilidade, irá incomodar, irritar ou até deixar uma má impressão, para o potencial cliente, quando este só estiver interessado em preço (baixo). Enviar propostas longas ou denso material de apoio, para sustentar a qualidade e o profissionalismo do que faz, também será inútil, se o cliente não o conhecer e não confiar em você.

Relacionar-se consistentemente de maneira autêntica, honesta, adequada e respeitosa irá gerar confiança no potencial cliente, aumentando assim as interações por afinidade e alinhamento de valores. Por consequência, conexões sólidas serão formadas e, certamente, clientes serão conquistados e mantidos, para sempre.

AUTOR - ALEXANDRE RIBAS

Começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livros direcionados para o seu Sucesso

Veja outros posts relacionados